Como mencionar uma demissão na entrevista de emprego
Mencionar uma demissão durante o processo de recolocação gera certo desconforto. Nessa hora, não demonstrar raiva ou ressentimentos é fundamental, ajuda a atestar a segurança do candidato em relação às suas qualidades. Segure o lado emocional e explique os fatos com clareza.
Não tente esconder a demissão. Além do recrutador descobrir em algum momento do processo, a tentativa de omitir esse tipo de informação pode ser visto como uma postura antiética. A verdade é o caminho mais recomendável.
Fazer julgamento da decisão da empresa para o headhunter também deve estar fora da lista, assim como falar mal de ex-chefes ou do sistema de trabalho da empresa anterior. É desagradável.
Durante a conversa, aproveite para relembrar como o emprego anterior contribuiu para a sua carreira. Reconhecer os pontos positivos mostra que o funcionário absorveu conhecimento, além de demonstrar maturidade do candidato no vaivém corporativo.
Responda às perguntas do entrevistador com sinceridade e admita erros se for necessário, mas não se prolongue nas explicações. Assim, a entrevista não ficará concentrada na demissão.
É importante que o recrutador conheça o seu trabalho e o que você tem de melhor. Reforce suas habilidades como profissional e como você pode colaborar para a nova empresa. Ser otimista na conversa também ajuda. Pessoas que se mostram mais otimistas causam impressões melhores e passam confiança.
Quando se tem boas referências, uma boa saída é disponibilizar contatos de antigos chefes e superiores, eles podem contribuir nesse processo.
Fonte:https://www.roberthalf.com.br/blog/como-mencionar-uma-demissao-na-entrevista-de-emprego